Prefácio - Breve Notícia
A aventura paulina é entusiasmante. Um sedutor convite ao trabalho, tônico que potencializa a nossa vontade de servir. Quem lê Paulo e Estêvão é acometido de uma febre abrasadora e compelido à eloquentes arroubos de benevolência.
A vida de Paulo, interpretada e narrada por Emmanuel, nos mostra um ser humano determinado e tenaz, “um realizador que trabalhou diariamente para a luz.”. Por tudo o que foi dito, não é raro encontrarmos jovens leitores do estimado livro, decididos a promover a reforma planetária, custe o que custar.
Me recordo, agora, de um caso bem conhecido no meio espírita e que trata da visita de um grupo de jovens cariocas a Uberaba. Empolgados com o verbo de Emmanuel em Paulo e Estêvão, procuraram Chico Xavier para relatar um ambicioso projeto. Queriam sair pelo mundo a divulgar o Evangelho, visitando quantos países fosse possível. Contam os amigos mais íntimos de Chico, que o médium não fez objeção alguma à iniciativa, ressaltando, inclusive, que se alguém nos procura dizendo que vai capinar o mundo, nos compete oferecer a enxada. Era de se esperar que o médium assim procedesse, afinal, é um crime tolir o espírito de serviço que palpita no coração dos nossos semelhantes.
No entanto, o prefácio de Paulo e Estêvão - Breve notícia - sugere reflexões muito oportunas para o seareiro cristão que deseja plantar e colher o bem com segurança moral. É preciso considerar que, por vezes, o jovem tarefeiro se mostra embriagado pela inconsequência de uma empolgação quase infantil.
Deve haver cautéla, prudência. Se a euforia não se ajusta ao bom senso, o trabalhador cristão passa a não enxergar o essencial, correndo o risco de capinar o mundo inteiro, mas, terminar a existência negligenciando a responsabilidade que tem para com o combate às ervas daninhas de seu próprio quintal.
É por isso que o estudo sério é a base para que se possa construir uma visão mais ampla da vida.A caminhada, assim, fica mais segura e o bom senso mais maduro.O conhecimento e o autoconhecimento são como a lanterna que direciona a energia da luz para o lugar certo.Dessa forma, seja jovem ou seja velho, todos se tornam colaboradores e coautores da implantação do mundo de regeneração.
ResponderExcluirQue não nos acomodemos por sentir medo da imensidão do mundo. Que procuremos sempre fazer mais,quando se trata do bem;seja ele interno ou externo.
Uma gota sozinha não preenche o fundo de um copo, mas juntas podem formar um oceano.
Ótimo texto meu amigo. Fique com Deus.
Parabéns pela iniciativa.
Abraçao
Muito bom Lulu..
ResponderExcluirestarei sempre por aqui lendo os textos
uma ótima iniciativa..
e será ótimo para refletirmos.
grande abraço
saudades...